Quanto custa para carregar um carro elétrico em casa?

Por Camila Oliveira, editado por Layse Ventura Carros elétricos estão cada dia mais presentes no dia a dia. Mas, você sabe quanto custa para carregá-lo em casa? Gradualmente, os veículos elétricos começam a conquistar um espaço relevante no mercado brasileiro, se tornando objeto de desejo e a escolha de muitos condutores, como uma alternativa moderna e sustentável. Apesar de já terem se mostrado mais eficientes que os modelos a combustão, os carros elétricos ainda causam algumas dúvidas frequentes, principalmente quanto a infraestrutura de carregamento, o tempo que leva e os custos que a recarga pode ter. PUBLICIDADE Essas questões podem ser amenizadas quando o carro fica…

O River Festival chega para celebrar todo o potencial gastronômico e cultural de Petrolina – PE

De 05 a 08 de junho de 2024 acontecerá o River Festival. Festival Gastronômico e Cultural realizado pelo Sebrae e Shopping que tem por motivação principal fomentar e dar visibilidade à gastronomia como uma ferramenta importante na economia local, além de reafirmar Petrolina como uma potência estadual no segmento e evidenciar as suas ricas tradições gastronômicas. O Festival servirá de vitrine para colocar os holofotes na cultura e regionalidade, com intenção de destacar produtos e insumos locais, abrangendo as particularidades da culinária do Vale do São Francisco, oferecendo aos visitantes uma experiência completa de sabores, cores, aromas e texturas, além…

Projeto Rondon levará ações para 12 municípios do Sertão pernambucano

Através de uma parceria entre os governos estadual e federal, 12 municípios do Sertão pernambucano serão contemplados com ações da Operação Velho Chico, que será executada por meio do Projeto Rondon, envolvendo 252 estudantes e professores universitários. Na última sexta-feira, 26, a governadora Raquel Lyra assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Defesa, com objetivo de promover a ação. A iniciativa visa levar inclusão social e reduzir desigualdades, numa força-tarefa de estudantes em prol da sociedade. Serão contemplados os seguintes municípios: Afrânio, Araripina, Cabrobó, Cedro, Dormentes, Exu, Lagoa Grande, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Maria da Boa Vista,…

Estudantes de Casa Nova fabricam pomada cicatrizante à base de plantas e resíduo orgânico

Em busca de valorizar os conhecimentos populares, estudantes do município de Casa Nova, semiárido baiano, pesquisam a eficiência de tratamentos à base de plantas medicinais ao desenvolver uma pomada a partir de plantas e resíduo orgânico. O projeto, destaque na Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba) e desenvolvido no Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação (SEC), utiliza pinhão manso (jatropha curcas), faveleira (cnidoscolus quercifolius) e casca de banana (musa) na composição. A ideia de desenvolver o produto surgiu a partir da observação de experiências pessoais.  Andréa Araújo, orientadora do projeto, conta que os avós dos…

Gabarito do concurso do Banco do Nordeste é divulgado

O gabarito do concurso do Banco do Nordeste, em formato preliminar, foi divulgado nesta segunda-feira (29). A lista de respostas corretas da prova está disponível no site da banca organizadora, a Fundação Cesgranrio. Confira o gabarito da prova do banco do Nordeste As provas objetivas foram aplicadas no domingo (28). Além dela, que foi a primeira, existem mais duas etapas: 2ª Etapa – Avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararam com deficiência e procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros na forma das disposições da Instrução Normativa MGI nº 23, de 25 de julho…

Artesãos de Juazeiro transformam o couro em fonte de renda e preservam tradições e memórias

A assessoria prestada pelo Cesol tem impulsionado a criatividade e crescimento do artesanato no território Sertão do São Francisco   O artesanato produzido em couro é uma expressão cultural e artística que carrega memórias e características históricas da ancestralidade sertaneja, preservando técnicas tradicionais de produção. Em Juazeiro, localizado no Norte do estado, o empreendimento familiar Aio Artesanato em Couro, atendido pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF), abusa da criatividade na produção de bolsas, carteiras e acessórios. O grupo formado pelo casal Silvia Dantas, conhecida popularmente como Nina, e Vicente Natureza, vivem exclusivamente do artesanato e…

Petrolina se destaca na fase final de avaliação do Selo UNICEF

Na reta final do processo de certificação do Selo UNICEF, o município de Petrolina tem se destacado pelas iniciativas em diversas áreas, avanços dos indicadores e na atuação das Secretarias de Saúde, Educação, Cultura e Esporte e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e em ações de promoção ao bem-estar e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Na última semana, a articulação do Selo UNICEF de Petrolina se reuniu com representantes da Secretaria de Saúde para avaliar e comemorar indicadores importantes como a redução da gravidez precoce e o aumento de crianças vacinadas com a tríplice viral.  Além disso,…

Aproveitando a estiagem, Construção de ponte na Lagoa do Tirano, em Maniçoba Velha, está em ritmo acelerado

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), está finalizando a construção de uma ponte na Lagoa do Tirano, localizada em Maniçoba Velha, interior do município. A obra tem como objetivo principal garantir a mobilidade e o acesso seguro aos moradores da região. De acordo com o gerente de serviços da prefeitura, Josevaldo Gomes, a gestão optou pela construção da ponte após fortes chuvas na localidade, que resultaram em dificuldades de locomoção e acesso aos serviços essenciais. A nova estrutura visa minimizar tais impactos, oferecendo uma alternativa segura para a travessia dos moradores da Lagoa. “Após a…

Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) participa do Uvatec 2024

Repercutiu muito positivamente, a participação do estande montado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), no Uvatec, realizado neste sábado (27), no espaço da Câmara Fria da GVS (na saída de Petrolina para Recife). Durante o evento, considerado um dos maiores de tecnologia e inovação no cultivo de uva do Brasil, o presidente do SPR, Jailson Lira, fez questão de receber, na companhia da diretoria, cada um dos visitantes, apresentando projetos e repassando informações sobre as atividades realizadas pela entidade. Com o título: “Sindicato forte, produtores fortes”, o SPR também aproveitou o evento para divulgar a campanha que pretende…

Veja o cronograma da Unidade Móvel Odontológica de Juazeiro no período de 29 de abril a 02 de maio

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), informa o cronograma da Unidade Móvel de Atendimento Odontológico (UMO) nos dias 29 e 30 de abril e 02 de maio. Serão realizados 15 atendimentos por dia, a partir das 8h. É necessário que os pacientes apresentem RG, CPF e Cartão SUS. Confira: 29/04 – Segunda-feira – Local: em frente à UBS Palmares. Serão atendidos 15 pacientes por demanda livre; 30/04 – Terça-feira – Local: Distrito de Mandacaru I, na comunidade Lagoa da Areia. Atendimento de 15 pacientes por demanda livre; 02/05 – Quinta-feira – Local: em frente à UBS…